terça-feira, 12 de abril de 2011

Ponto ao extremo: Exis


Ao contrário do ponto ao extremo do Urany, o ponto ao extremo do Exis os vamos usar agora um circuito, ou seja, um percurso próprio, então não vamos acampar nem ficarmos perdidos, pois o objetivo desse quadro é alcançar os pontos extremos do carro, não do humano que vive na cidade e vai acampar. Esse tipo de “Reality show” para carros também já está presente no blog da Web Car, onde lá o carro é testado para ver se é verdadeiro off Road ou só uma “maquiagem”. Começamos no circuito em asfalto, onde testaremos a estabilidade, as estatísticas de capotamento, etc. 


O Exis se deu bem, o ESP ajudou bastante, principalmente nas curvas acima de 70 km/h. Agora é a vez da pista molhada, onde é a mesma curva, e ele não é inseguro, mas poderia ter mais aderência, ou talvez mesmo porque a curva no piso molhado foi feita aos mesmo 70 km/h, onde o recomendado para curvas em piso molhado é uma velocidade inferior. No teste de freio ele foi muito bom, já que conta com o sistema de frios antitravamento ( ABS ), e no piso seco freou em 3,2 segundos, e no piso molhado 5,4 segundos, ambos no teste de 100 a 0. Já na terra os testes não foram os mesmos:

O primeiro teste foi de precisão no atoleiro. Foi até bom, destacadamente pela boa altura em relação ao solo de 19 cm, e também pela tração 4x4, que ajudou muito na aderência. Lembrando que no atoleiro de 3,0 metros de ponta a ponta e 34 cm de profundidade em lama ele não atolou, o que deu a ele uns pontos positivos.

O segundo teste em terreno fora de estrada foi em curvas em terreno seco no ângulo de 45°, bastante usado em curvas em trechos em rallys de alta velocidade. Em 50 km/h ele de deu bem, numa pista de 3,75 metros de largura mostrou bastante aderência em relação ao solo, que estava com bastante areia, cerca de 6 centímetros de altura somente da fina e clara areia seca, que chegava a cair nos olhos nas ventanias mais fortes. Agora viajamos em Direção a Fortaleza, Ceará, onde lá o testaremos no terreno de areia. Começamos nas dunas da praia em Fortaleza, muitos metros só de areia, que nos fortes ventos cobre parte de casas de habitantes. Nesse trecho o Exis finalmente atolou, pois nem a tração 4x4 resolveu, pois até eu me “atolei” das dunas de areia seca, que eram muito fundas.  
      
  Depois de desatolarmos o Exis, fomos à praia para testar ele na água, com solo de areia. O Trecho que o testamos é de areia molhada, claro, já que era embaixo da água, e a água do mar cobria cerca de 20 cm do carro, porém jorrou muita água em quem estava por perto. Após esse teste voltamos para Minas Gerais, para terminarmos de realizar nosso teste.

Nosso teste agora é de aderência nos rios com solo de terra, ou mesmo barro. O Exis foi muito bem, relativamente até melhor do que na praia, pois a tração 4x4 foi mais aproveitada no trecho. O teste final foi um teste parecido com o teste frequentemente feito no blog Web Car, porém aqui foi mais pesado. O teste de que estou me referindo é o de subida em trechos de terra, porém aqui com terra bastante fofa. Entretanto não é só isso, antes do Exis subir no barranco ainda teve uma chuva artificial, deixando o terreno com um barro bastante escorregadio, então agora é a hora da 4x4 agir. O Exis toma uma distância de mais ou menos 10 metros e arranca impulsivamente, para não atolar, e com isso conseguiu passar pelo teste mais difícil.
Já que o nome do quadro é “ao ponto Extremo” nada é mais apropriado nessa postagem do que definir o ponto extremo, ou seja, ponto fraco do Exis: grandes quantidades de areia. Apesar de ele ter falhado nesse teste das dunas de areia, já era esperada essa falha, pois apesar de tudo o Exis não é um hummer, nem um carro preparado para o rally de Dakar.   

Agora vamos as notas, lembrando que são 8 pontos distibuitíveis nesse ponto ao extremo:
1.      Estabilidade = 1,0 - 0,5 + 0,5
2.      Freamento = 1,0 - 0,5 + 0,5
3.       Atoleiro = 1,0
4.      Curva 45° = 1,0
5.      Dunas de areia e praia = 0,5 – 0,0 + 0,5
6.      Aderência nos rios = 1,0
7.      Ladeira com lama = 2,0

Total = 7,5 pontos,  de 8,0 pontos totais

Ps:  devido a minha falta de tempo, estou resumindo toda a matéria do  dessa semana em um só dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentarios ofensivos serão removidos